... formação ...
O Projecto Língua, Cultura e Cidadania – ALReP (Almada Referencial do Ensino do Português) enquadra-se no espírito dos documentos actuais para as Línguas Vivas emanados do Conselho da Europa, promotores do plurilinguismo, do pluriculturalismo, da diversidade cultural e das orientações estabelecidas para o ensino-aprendizagem do Português como Língua Não Materna. Visa promover a Língua Portuguesa junto das Comunidades residentes no Concelho de Almada e recai em três pilares, ou ideias de referência:
- Valorizar a língua portuguesa em todos os domínios de comunicação co-responsabilizando todos os actores sociais.
- Interagir com outras línguas e culturas, tomando consciência das semelhanças e das diferenças entre a língua e a cultura portuguesa.
- Integrar interculturalmente através da língua e da cultura portuguesas, Inter-identificando saberes, experiências e vivências linguísticas e culturais.
A concretização do projecto LÍNGUA, CULTURA, CIDADANIA – ALReP implica o trabalho contínuo de reflexão, partindo de uma metodologia de investigação-acção, em contexto escolar e comunitário, através da qual se promove uma articulação entre a Língua e a Cultura Portuguesas e a Comunidade, de modo a – com a participação em cidadania activa de todas as suas escolas e de entidades com objectivos afins – co-construir o Projecto Educativo do Concelho de Almada.
Com a finalidade de optimizar os recursos humanos, logísticos e serviços, nomeadamente, através da colaboração em actividades de investigação, formação e avaliação decorrentes dos desenvolvimentos do ALREP com as instituições parceiras da comunidade educativa – prevêem-se contributos profissionais de formadores, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e Universitário (incluindo os de estagiários, mestrandos e doutorandos), entre outros agentes educativos, artísticos e culturais.
Pretende-se, assim, optimizar a co-construção de uma rede de conhecimento intercultural, numa perspectiva de valorização e reconhecimento de competências dos intervenientes, a partir das suas vivências e contextos sócio-culturais.
Neste sentido, numa primeira fase, toda a intervenção será organizada, de forma a identificar, junto das onze freguesias do Concelho, as diferentes comunidades – Autóctones/ Migrantes e Imigrantes – as suas respectivas expectativas e necessidades, especificamente, no que se refere à formação nos domínios da Língua, Cultura e Cidadania.
Em parceria articulada com os projectos educativos das instituições de ensino envolvidas e com os seus recursos humanos, nesta fase experimental e de implementação do projecto, está a ser envolvido o território educativo do Monte de Caparica, nomeadamente a Escola Secundária do Monte de Caparica e os Agrupamentos de Escolas do Monte de Caparica e do Miradouro de Alfazina, a Junta de Freguesia, Centro de Saúde, o Instituto Piaget, a Faculdade de Ciências e Tecnologia, Instituto Superior Egas Moniz e Associações locais, no desenvolvimento integrado das vertentes de referência – Alfabetização, Português Língua Não Materna, Português de Acolhimento e Expressões da Multiculturalidade.
Esta estratégia de intervenção comunitária, com enfoque em cada uma das freguesias do concelho, contemplando as forças vivas da respectiva comunidade, constitui o modelo de referência a implementar e a disseminar, em extensão e compreensão, tendo em conta as características específicas inerentes à diversidade dos contextos, requisitos essenciais das diferentes abordagens interventivas.
A intervenção junto do público-alvo – alunos de todos os níveis de ensino – terá em consideração o diagnóstico faseado do respectivo nível de proficiência linguística, produzindo-se e aplicando-se metodologias e recursos adequados, tendo em conta, igualmente, a faixa etária, as suas necessidades e motivações específicas. Desenvolver-se-á um processo de formação e acompanhamento pedagógico-didáctico adequado aos perfis formativos e desempenhos dos destinatários.
A intervenção junto do público-alvo – professores de todos os níveis de ensino – permitirá adequar a formação às necessidades identificadas, numa lógica de promoção das boas práticas, aplicadas a processos de aquisição e desenvolvimento de competências linguísticas e sócio-culturais e de cidadania.
A intervenção junto do público-alvo – toda a comunidade educativa – desenvolve-se numa dinâmica inclusiva, através de ofertas formativas diversificadas, numa lógica de valorização, qualificação e certificação pessoal, com enfoque privilegiado na expressão de evidências de literacia linguística e tecnológica, como recursos fundamentais à integração e ao desenvolvimento pessoal, profissional, social e cultural.
Serão intencionalmente consideradas e privilegiadas as dimensões formal, não formal e informal das aprendizagens, em inter-relação e em contexto, numa óptica de optimização das vivências expressas, como recursos pessoais e interpessoais significativos, a valorizar e a reconhecer, também no processo de consciencialização da vida em cidadania.
Neste sentido, nas Escolas, nas Bibliotecas, nos Centros Culturais, em Laboratórios de Línguas, ou noutros espaços públicos, serão promovidas conferências, colóquios, visitas concelhias, sessões de trabalho, de leitura, de escrita, de formação, feiras multiculturais, encontros de Poetas e de Contadores de histórias, ou outras actividades culturais, resultantes da partilha de experiências, saberes e tradições existentes no concelho, contribuindo para o verdadeiro diálogo de aprendizagens, entre escolas e comunidade, numa perspectiva dinâmica – inter-geracional e intercultural – de educação e formação ao longo da vida.
A diversidade de registos, produções e manifestações culturais será objecto de recolha sistematizada e respectivo tratamento da informação, a integrar numa base de dados, criada e desenvolvida ao serviço do projecto. Será ainda produzido um DVD com os momentos mais representativos das actividades do projecto.
Apresenta-se de seguida uma versão detalhada do projecto, que inclui todos os aspectos organizacionais, a programação e calendarização das actividades a desenvolver, bem como os apoios e patrocínios implicados ao longo do biénio 2009 / 2011.